Lugar das notícias, curiosidades e peripécias da vida dos moradores de Rolim de Moura - Rondônia

24 de janeiro de 2008


FEBRE AMARELA
Agentes de saúde são treinados em Rolim
Secretaria explica como ajudar os moradores a prevenir a doença e nega chegada de vacinas
Denis Farias
Rolim de Moura
Nesta quinta-feira, 24/01, o teatro municipal de Rolim de Moura foi o palco de uma capacitação para todos os agentes comunitários de saúde do município. A palestra, sobre febre amarela, teve o objetivo de passar tudo que se sabe sobre a doença, que só este ano já matou quase dez pessoas em todo o país. A secretaria de saúde local também negou que tenha recebido novos lotes da vacina. O medicamento já está em falta há pelo menos uma semana.
Quem ministrou o treinamento foi a chefe do departamento de vigilância em saúde de Rolim, enfermeira Janaina Travassos. Segundo ela, o momento é ideal para dar as informações necessárias aos ACS, afim de que repassem à comunidade o que está realmente está acontecendo no Brasil, quando o assunto é a febre amarela. Em muitos casos, há quem já tomou a vacina, poucos dias atrás, e está voltando aos postos de saúde para tomar novamente.
“Todo gestor de saúde pública sabe que o agente comunitário é quem está na frente de batalha. Eles são o elo que liga todo o trabalho da secretaria ao cidadão, aos nossos pacientes. Por isso, eles têm uma grande responsabilidade quando surgem essas doenças tropicais, que se proliferam através de um mosquito. Serão os principais fiscais e agentes de conscientização da comunidade, para não deixar o vetor nascer”, lembra.
A palestra, que durou a manhã inteira, falou ainda um pouco da história da doença no Brasil e no mundo. Janaina explicou que a preocupação de populares e autoridades com um possível surto da doença no país tem fundamento. Nações inteiras teriam sido dizimadas, vítimas da febre amarela. Conta história, que o imperador da França, Napoleão Bonaparte, em apenas uma batalha, teria perdido mais de 40 mil soldados em Santo Domingo no Haiti. Todos com sintomas parecidos.
A enfermeira também desmentiu a informação veiculadas por rádios da cidade, de que Rolim de Moura teria recebido novos lotes da vacina que dá imunidade por dez anos. “Chegou sim um novo carregamento de doses – cerca de 20 mil – mas para a capital Porto Velho, nada ainda para o interior. Estamos esperando ao menos uma parte disso aqui para Rolim”, explica. Janaina lembra que no estoque só restam as vacinas de rotina, disponíveis para completar o cartão de crianças que completarem seis meses de vida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial