Lugar das notícias, curiosidades e peripécias da vida dos moradores de Rolim de Moura - Rondônia

24 de outubro de 2006

De volta pra casa...

Ilariante... simplesmente ilariante essa charge do Gonzalez... ela mostra uma realidade gritante dentro de Rolim de Moura. Realmente tem muita gente assustada com o projeto que promete acabar com o nepotismo em Rondônia. A parentela do governador Ivo Cassol está preocupada com a viagem de volta. Ou não! Assim como em outros Estados, o nepotismo judicialmente foi erradicado, mas o nepotismo cruzado não. Pode acontecer por aqui também.

Em um primeiro momento todos os parentes de um governante são tirados dos cargos. Mais tarde, há um entendimento entre os poderes, onde um emprega os parentes do outro. Por exemplo: como o governador é muito amiguinho do poder judiciário e vai ficar amiguinho da ALE também, será muito fácil ele contratar para o lugar dos seus parentes, os parentes dos deputados ou dos juízes. E vice-versa. A turma de Rolim não volta pra casa, mas continua na capital, para descontentamento das empresas de mudanças.

Mas vamos ver até o final dessa semana. Acredito nada disso vai acontecer. Nepotismo não é legal. Empregar parentes é confortável para quem está no poder mas é injusto com o restante da população. Espero que realmente esse projeto seja aprovado. Nada contra os parentes do governador, porém, quem trabalha há de se preservar, mas são raras excessões. Vamos lá ALE, aprovem o projeto. Mostrem se ainda resta um pouco de integrigade nesta casa.


Denis Farias

19 de outubro de 2006

Não troco o certo pelo o duvidoso... o Roberto Freire troca!!!

Loucura, loucura, loucura!!! O grande jargão do apresentador Luciano Huck serve bem para expressar a atitude política do presidente do PPS nacional, Roberto Freire. Por não querer apoiar a candidatura de Geraldo Walk Man, o governador reeleito em Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), foi expulso do partido. Quer dizer. Ele recebeu uma carta pedindo que se afastasse do partido voluntáriamente. A verdade é que Maggi sempre foi ligado ao governo Lula. Desde que decidiu ser novamente candidato, o empresário mato-grossense já declarara apoio ao petista.

Pra resumir, Roberto Freire preferiu ficar em seu partido, com um cara super bem visto na mídia nacional, principalmente por dirigir um Estado que se tornou sinônimo de probidade administrativa esse ano. Ele trocou os quase um milhão de simpatizantes que votaram em Blairo Maggi esse ano para mais quatro anos, por quase quatrocentos mil malucos, que deixaram esse cara no poder aqui em Rondônia. O melhor é que, qualquer partido do Brasil em sua sã consciencia quer um fenômeno de votos como Blairo Maggi. Porém, agora não tem como voltar atrás. Ele trocou o certo pelo duvidoso. Maggi apoia Lula e o Mato Grosso será Estado feliz nos próximos anos. Cassol apoia Walk Man e Rondônia amargará mais 4 anos de falta de apoio.

Denis Farias

16 de outubro de 2006

Uma boa história pra contar...

É praticamente impossível não se emocionar contando a história de uma professora. Aqui, em homenagem a essa profissão tão gostosa e gratificante, coloco em exibição o documentário sobre a primeira professora de Rolim de Moura, produzido por mim e pela Rede TV Rolim de Moura. Espero que gostem. Comentem por favor, deixem suas opiniões sobre este material. Será importante para mim.

Clique aqui para assistir

13 de outubro de 2006

O novo lar dos skatistas...

Rolim de Moura se tornou o mais novo point do skate em Rondônia. A inauguração de uma pista de street deu ao município o status de capital radical do Estado. Custou 100 mil reais do Ministério dos Esportes e vai ser palco de grande competições e campeonatos. Quer saber um pouco mais? Acompanhe o vídeo de como foi a inauguração desta pista, na última quinta-feira (12/10).

Clique aqui e assista o vídeo

A maior goleada da segundona deste ano...

No último sábado (07/10) o Rolim de Moura detonou 6 x 1 pra cima do Morumbi de Guajará Mirim. O jogo foi no estádio Cassolão em Rolim e o destaque do jogo ficou com os atacantes Gleison, Fernandinho e Alan do Rolim que deram um verdadeiro show em campo. A Rede TV Rolim e este blogueiro esteve lá e conta como foi esse jogo.

Assista o vídeo clicando aqui

Casas pro povo morá...

Muita gente realizou o sonho de ter o seu pedacinho de chão e o seu této sobre a cabeça. Na última quarta-feira foi entregue pela prefeita de Rolim de Moura, Mileni Mota, e pelo gerente da Caixa Econômica Federal de Rolm, Juarez Mascarenhas, 23 casas populares do Programa Social de Habitação do Governo Federal. Acompanhe como foi a entrega deste benefício.

Clique para assistir

12 de outubro de 2006

Caos no sistema penitenciário estadual...

Rondônia pode virar uma mini São Paulo. Rebeliões acontecem simultaneamente. Não há um só mês que ou Urso Branco ou Urso Panda não sofrem rebeliões. Desta vez, a bomba relógio denunciada por este mesmo blog acabou estourando. Um motim acabou com o presídio semi-aberto em Rolim de Moura. Assista a reportágem que denuncia também como está o presídio e como ficou depois da rebelião da última terça-feira (10/10). É uma vergonha o que acontece dentro daqueles muros.

Clique aqui para asistir

9 de outubro de 2006

Quem fala o que quer, ouve o que não quer... (parte final)

(primeiro assista o vídeo)

Mas nem tudo estava perdido. Depois que o "homem" falou o que queria, ofendeu quem queria também, eis que surge "el juez" (o juiz em espanhol), quebrando o protocolo da festa. Mesmo sem seu nome na lista dos com direito de fala, pediu para ser incluso e disse "las seguientes palabras", após cumprimentar todos os presentes: "vamos para a cerimônia, que o horário eleitoral gratuito terminou na última quinta-feira". Direto, reto, conciso, eficaz, prudente, aquele discurso simples quebrou o governador no meio e fez murmurinhos de alegria ecoarem na platéia. Não teve quem não notou o descontentamento de alguns. Parecia uma jamanta passando em cima de um fusquinha.

Como se não bastasse, a réplica sacra veio quando iniciou o culto ecumênico. O pastor falou, fez uma oração e quando soltaram o microfone nas mãos do Frei Luiz, o bicho pegou. Falou dos compromissos da Igreja Católica com as entidades, com os interesses do povo e principalmente, da idoneidade de seus líderes. Diferente de seus acusadores é claro. Prosseguindo e se referindo nas entrelinhas aos próprios, o religioso sapecou: “quem não anuncia a palavra de Deus não pode se dizer cristão”. Foi de cortar o coração, a expressão de reprovação do “homem”.

Quem não gostou de nadinha disso foram os dois promotores do nosso município. Labutaram tanto para trazer recursos para a construção da promotoria do município e no dia mais importante para essa nova etapa do MP em Rolim de Moura, tem gente que mais uma vez faz encena um papel patético, que nem mesmo faz rir, quiçá chorar. Pra terminar, o chefe do MP no Estado, menininho de confiança do governador também só faltou lamber os pés do cara. Pensa na babação (parte do discurso): “governador reeleito, essa palavra deve soar com orgulho para o senhor, principalmente ao lembrar de tudo o que senhor fez para conquistá-la”. Se ele for lembrar de tudo que ele fez para conquistar essa reeleição, se fosse com um de nós, acho que não dormiríamos por séculos, o remorso nos comeria vivo.


Escrito por Denis Farias

Quem fala o que quer, ouve o que não quer... (parte 1)


Sabe aquele dia, quando tudo conspira para uma excelente reportagem? Pois é, a inauguração do novo prédio do Ministério Público em Rolim de Moura foi um desses dias para os repórteres presentes. Isto é, para aqueles que não são marionetes nas mãos do "todo poderoso" é claro. Pois bem, vou contar um pouco da história para vocês. Era para ser uma solenidade normal, dessas que dá até sono (e realmente deu). No entanto, alguns episódios fizeram até japonês abrir o olho e os ouvidos. A primeira delas foi que o simpático e educado governador, convidado de "honra", apertou a mão de todos os presentes, até do nobre picolezeiro que estava assistindo o ato, mas não teve a mesma coragem de assim fazer para com o líder da Igreja Católica em Rolim de Moura, Frei Luiz. Bom até aí tudo bem. O pior foi quando o governador recebeu a oportunidade de discursar. Pra começar, com aquele jeito todo delicado dele, quase quebrou o microfone ao retirá-lo do pedestal. Ponto pra ele. Em seguida iniciou aquela velha ladainha que todo mundo ta cansado de ouvir - "quiseram me colocar na mesma vala", "foi eu quem denunciei", "minha família tem que andar com seguranças" - aquela conversa que não se aproveita. Como se não bastasse, colocaram do lado dele um cara que nem autoridade ainda é. Ficou lá como papagaio de pirata a cerimônia toda. Posando para os fotógrafos. Pô, pera lá, o cara nem é senador ainda, que coisa feia. Bem, minhas opiniões ficam à parte. O pior de tudo isso foi ter que ouvir o governador dizer tudo que estava acontecendo com ele, quantos votos tinha recebido, que muita gente ia ter que engolir ele, tale coisa, coisa e tale. Extremamente político. Parecia carreata e comício. Acredito que chamaram ele lá para falar sobre a promotoria, sobre o novo prédio. Isso sim seria legal ouvir. Mas para a alegria desse blogueiro, o cara só falou asneiras. Só faltou pedir votos para o Walk Man, a quem o governador acredita fazer presidente. Depreciável foram ainda as críticas à Igreja Católica, visivelmente direcionadas à pessoa do Frei Luiz. Não foram poucas. Uma atitude realmente que não deveríamos ver em uma pessoa, na posição de chefe mor de um Estado.

Continua...

6 de outubro de 2006

Sai dessa Walk Man!!!


O nobre candidato tucano tá parecendo até curva de rio. Para o segundo turno das eleições só está ajuntando tranqueiras. Primeiro foi o casal "gartinho e garotinha" e mais tarde, outro casal, "cassolinho" e "cassolinha". O governador de Rondônia, ex-tucano, chegou achando que iria transferir seus votos para o antigo aliado. É perigoso o jogo virar agora. Até o telejornal de maior audiencia do país detonou. Disse que o reeleito governador responde a processo por improbidade administrativa e licitações fraudulentas. Que isso imprensa, pensei que vocês iam recomendar o rapaz para o Walk Man... como vocês são maldosos... colocando o môço na mesma vala que tantos por aí... que pecado! Pois é, o certo que se Walk Man considerou boa a sua votação em Rondônia, ele que se prepare. Não contávam com a minha astúcia! Ivo Narcisão do diamante vai acabar com os seus problemas. Tirarei toda sua vantágem política sobre o candidato barbudo. Eu e a minha super rejeição de raio laser! Nem vem que não tem. Espero que o Walk Man não deixe ele subir no palanque. Alias, deixa subir. Leve-o aos debates, tire muitas "fotas" juntos. Se puder até o convide para ser padrinho do casamento da sua filha. Bom, isso é se você quiser voltar ao tucanato da mesma maneira que entrou...

Escrito por Denis Farias

Só pra terminar, assista às reportágens mais duas reportágens da Rede TV Rolim sobre Rolim de Moura...

Equipamentos/Saúde - Denis Farias e Abimar Oliveira

Inauguração/Promotoria - Denis Farias e Abimar Oliveira

3 de outubro de 2006

Festa em Rolim de Moura...

Este blogueiro que vos fala por essas breves linhas... hehehe teve o prazer de ser o primeiro repórter a entrevistar o governador Ivo Cassol depois de reeleito. Ele estava em sua fazenda próxima ao município de Santa Luzia e ao retornar foi seguido pela equipe da Rede TV Rolim de Moura até a casa de um amigo, parente do novo senador Expedito Júnior, que também o aguardava para comemorar. Se voce clicar aqui vai poder assistir a reportágem exclusiva que eu produzi para a Rede TV Rolim!!! Tamo entrando pra história, fazendo jornalismo de qualidade em Rolim de Moura. Fomos a primeira equipe a entrevistar o único governador a ser reeleito pelo Estado de Rondônia. Detalhe, entrevistei o homem para toda a América Latina, pelo satélite B3 da parabólica digital e para toda Rondônia, pelas repetidoras da Rede TV Rondônia. Ninguém segura mais essa equipe...hehehe. Agradecimentos ao Bill (das casadas) meu cinegrafista, ao Mharlos nosso editor e ao João meu iluminador e amigo...

Assista também a reportágem sobre as eleições em toda a Zona da Mata

Vídeo - Repórtagem / Denis Farias e Abimar Oliveira

Vídeo - Repórtagem / Primeira entrevista do Ivo Cassol completa / Denis Farias e Abimar Oliveira

Denis Farias